domingo, 30 de julho de 2017

Os MITOS que cercam os IMPLANTES DENTÁRIOS

       São muitos os mitos que minam a cabeça do paciente que deseja ter a sua boca reabilitada. O implante devolve função e oferece estética muito apreciável. Perca seus medos ao conhecer abaixo o que não passa de mito. 

“O ORGANISMO PODE REJEITAR O IMPLANTE.”
MITO.
Os implantes são feitos de titânio, material que possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo. Os insucessos (que são raros) podem ocorrer devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, processo infeccioso, pela má qualidade óssea ou problemas mecânicos relacionados à prótese, mas não por rejeição.

“PACIENTES QUE NÃO TEM OSSO NÃO PODEM RECEBER IMPLANTES.”
MITO.
Podem, mas precisam de um trabalho anterior (enxerto) à colocação do implante ou até mesmo durante a colocação do chamado implante imediato. Se a necessidade for de uma quantidade pequena de osso, pode-se retirar da própria boca (da região do queixo ou do túber). Se a necessidade de osso for grande, será necessário retirar da crista do osso ilíaco, da calota craniana ou da tíbia. Há também a possibilidade de preenchimento com biomaterial.

“BRUXISMO NÃO VAI ME ATRAPALHAR A IMPLANTAR DENTES.”
MITO.
Pacientes com bruxismo deverão realizar tratamento especializado para controle, já que a sobrecarga oclusal nos implantes pode acarretar sérios problemas na sua estabilidade e dos componentes protéticos. Os hábitos de apertar ou ranger os dentes contraindicam a colocação do implante.

“DÓI COLOCAR IMPLANTES.”
MITO.
Não, a colocação de implantes é muito tranquila em relação à dor. A anestesia é local. Quando chegamos ao osso, a dor não ocorre, pois osso não tem inervação. O pós-operatório é sereno, com uso de analgésico, antibiótico, antiinflamatório conforme receitado pelo implantodontista.


“IMPLANTES SÃO MAIS INDICADOS PARA IDOSOS.”
MITO.

Os implantes são a melhor opção para quem perdeu um dente. Reforçando que para pacientes jovens é importante esperar o término do crescimento ósseo que acontece no sexo feminino entre os 17/18 anos e no masculino com 18/19 anos. Existem exames específicos para aferir essa situação.

“O IMPLANTE SEMPRE DEIXA UM ASPECTO ARTIFICIAL.” 
MITO.

A partir do momento que é feito um planejamento correto do caso, observando todos os detalhes envolvidos, a técnica de implante preenche todos os requisitos estéticos e funcionais.

“QUEM USA DENTADURA NÃO PODE COLOCAR IMPLANTES.” 
MITO.

Pacientes que usam dentadura não só podem, como devem colocar implantes, desde que possuam osso (ou possibilidade de enxerto ósseo) e saúde para isso. Atualmente esta é a melhor opção para quem perdeu um ou mais dentes.

“IMPLANTES AUMENTAM OS PROBLEMAS DE INFLAMAÇÃO NA GENGIVA.” 
MITO.

Os problemas de inflamação da gengiva são de origem multifatorial, ou seja, fatores associados a bactérias da cavidade oral, má higienização, entre outros. O paciente para receber implantes deve ter a saúde oral perfeita. E assim deve continuar. A partir do momento que os implantes forem instalados, o paciente deve receber acompanhamento profissional e realizar consultas de revisão.

“POR SER UM DENTE ARTIFICIAL, NÃO PRECISO HIGIENIZAR.”

MITO.



A saúde bucal deve estar em dia sempre. Por estar instalado na gengiva e no osso, a higienização é fundamental. A correta higienização da área ao redor do implante é primordial para a manutenção da saúde periodontal e peri-implantar. A não observação e cumprimento deste critério é a principal causa da perda dos implantes. A infecção peri-implantar é chamada de Peri-implantite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário